Instrução | Infantil
Vinte frases de Brad Gilbert
Por Suzana Silva
09/06/2011 às 14h20
instrucao/outros_assuntos/brad_gilbert_workshop.jpg

Ex-número 4 do mundo e responsável por conduzir Andre Agassi e Andy Roddick ao topo do ranking mundial, o norte-americano Brad Gilbert foi a grande atração do Workshop Internacional de Tênis, iniciativa do Departamento de Capacitação da CBT que trouxe a São Paulo alguns dos maiores especialistas de alto rendimento no esporte, no Brasil e no mundo. O evento aconteceu de 3 a 5 de junho, no Clube Espéria. Mais de 300 treinadores participaram do workshop para ouvir as dicas que Gilbert tinha para passar. Aposentado desde 1994, Gilbert publicou nesse mesmo ano o livro Winning Ugly: Mental Warfare in Tennis - Lessons from a Master. Abaixo, segue um resumo dos pontos mais importantes de sua palestra.

1. Desenvolva seus pontos fortes e, com eles, ataque os pontos fracos do adversário ("Strength to weakness")

2. Tentar ser perfeito o fará se sentir miserável. Simplifique as coisas.

3. Perder é uma porcaria, mas você deve conseguir aprender nas derrotas.  Numa chave de 64, haverá apenas um vencedor, então, perder faz parte do jogo.

4. Coloque as bolas com segurança de quatro pés para dentro das linhas.

5. Sacar e subir à rede cobra um preço muito alto do seu corpo. E os tenistas estão devolvendo o saque melhor do que nunca. Não aconselho meus alunos a jogarem saque e voleio hoje em dia. Mas posso mudar de idéia...

6. O jogo de tênis é como uma escada rolante, está sempre andando para cima. Como o jogo evolui, você deve ficar atento às mudanças.

7. Os três melhores do ranking atual (Nadal, Djokovic e Federer) são os melhores atletas que já vi em ação, poderiam jogar bem qualquer esporte.

8. O que devemos trabalhar muito desde o começo são as habilidades de deslocamento.

9. Depois de um jogo que seu atleta perdeu, ao invés de focar no que ele fez de errado, faça-o pensar positivamente no que pode fazer diferente da próxima vez para vencer.

10. Observe bastante seus adversários.

11. Jogar em saibro faz com que você trabalhe mais os pontos e aprenda a se deslocar melhor.

12. Em todos os treinos use pelo menos 15 minutos em saque e resposta

13. Quanto mais velho você fica, mais deve dedicar tempo dos seus treinos à sua parte física.

14. Aprenda com seus erros e continue em frente.

15. O que está muito legal no tênis feminino é que da primeira à vigésima do ranking, qualquer uma delas pode vencer um grande torneio. Sempre surpresas.

16. Filme seus treinos e seus jogos para descobrir como você pode jogar bem em torneios como nos treinos.

17. Uma criança norte-americana tem gasto por volta de 100 mil dólares por ano para competir no circuito infanto-juvenil, entre coaching, viagens e educação em casa (quando não consegue acompanhar uma escola convencional).

18. Essa criança de 11, 12 anos passa até seis horas na quadra, desenvolvendo a técnica e as habilidades de deslocamento.

19. Recomendo fortemente o tênis universitário norte-americano. Parar de estudar pode cobrar um preço muito alto caso o tênis profissional não dê certo.

20. O que está acontecendo de mais importante no tênis norte-americano é o Quick Start Tennis (correspondente norte-americano do programa Play and Stay da ITF).

Suzana Silva Promoções/Caminhos divertidos para o bem estar
Nossa bola oficial é Wilson
(11) 3167-7863

contato@suzanasilvapromocoes.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis