Federer sonha com o bi em Roland Garros
Por Chiquinho Leite Moreira
março 6, 2018 às 4:48 pm

O sonho de Roger Federer em conquistar o título de Roland Garros, novamente, foi revelado numa entrevista em Mônaco, durante a entrega do Laureaus Sports Awards. O assunto não ganhou a esperada repercussão. Mas faz todo o sentido. E o tenista suíço pode disputar o segundo Grand Slam da temporada, pela primeira vez desde 2015.

Federer não foi a Paris em 2016, pois ainda recuperava-se de cirurgia. Também não jogou ano passado, para poupar-se fisicamente. Agora, porém, a situação é bem diferente. E estrategicamente importante para ele manter a liderança do ranking mundial por muito mais tempo.

Para seguir como número um, Roger Federer precisa chegar as semifinais de Indian Wells. Embora defenda o título conquistado ano passado, estará beneficiado pela desistência de Rafael Nadal para os dois próximo Masters 1000.

Este cenário pode seguir por mais algumas semanas, ou meses. Como no ano passado Federer poupou-se e não disputou a temporada europeia de quadras de saibro, tudo o que fizer neste período será lucro. Já Nadal tem muitos pontos a defender. É claro que o espanhol pode sim repetir os títulos em Monte Carlo, Madri, Barcelona e Roland Garros, mas os pontos extras somados pelo suíço podem ser decisivos.

Não vejo como provável a participação de Federer em muitos torneios da temporada europeia de saibro. Deve escolher um ou outro, apenas como preparatório para Roland Garros. Possivelmente Madri, onde as condições de jogo são mais rápidas, mas não seria surpresa se for a Monte Carlo, em clima e quadras mais parecidas com as de Paris.

Federer tem um título em Roland Garros, em 2009. Na época fez a final com Robin Soderling, jogador que eliminou Rafael Nadal da competição. E se tanto o suíço, como o espanhol se mantiverem nas atuais posições, os dois só poderiam se encontrar numa eventual final em Paris. Bem, se o Federer tem um sonho… fica este outro de uma decisão entre estes dois fenomenais tenistas.

 


Comentários
  1. Paulo

    Você realmente acha que Federer poderia vencer, uma vez mais, em RG? Somente vejo isso como possível se o Nadal cair antes da final. Não imagino o Federer capaz de vencer o seu maior algoz no saibro?

    Responder
  2. Ricardo Costa

    É uma possibilidade, mas não acredito que ele retorne à temporada de saibro este ano. Penso que Federer ainda possui três metas a cumprir antes de encerrar sua carreira. A primeira delas (e menos difícil) seria a busca pelos dez títulos de Wimbledon, o seu GS preferido. A seguunda meta seria superar os 109 títulos de Jimmy Connors, o que não parece mais impossível. E a terceira meta (e a mais importante) seria conquistar pelo menos 25 títulos de GS, superando Margaret Court. Com isso, RF alcançaria, definitivamente, o lugar mais alto no pedestal como o melhor de todos os tempos.

    Responder
    1. Júlio Marinho

      Ela já está no pedestal faz tempo, o cara pode sempre querer mais metas aqui e ali. Os 109 títulos do Jimmy Connors são bem menores que os do Federer, embora seja um número impressionante, por si só. Neste momento, o mais desafiador para o Federer é vencer Roland Garros de novo. Foi como vencer na Australia ano passado, algo fora da curva, surreal e por isso mesmo, colocado em um lugar especial pra ele. Wimbledon é sempre uma meta, é o torneio favorito do mestre.

      Responder
      1. Ricardo Costa

        Foi como eu disse, meu caro Júlio Marinho. O Rei Federer irá pular toda a temporada do saibro e só retorna para reinar na grama.

        Um abraço.

        Responder
  3. Hélio Cardoso

    Nadal não esta bem fisicamente! O Federer vai dar o bote, disputar RG, vai vencer, vai vencer Wimbledon tb, e vai ser histórico o aberto dos Usa, se fechar aí a história sera reescrita!

    Responder
  4. Élcio Eduardo de Paula Santana

    Eu acho que em função de um possível desempenho abaixo da média de Nadal, em função das questões físicas, Federer pode estar pensando em surpreender em Roland Garros, e assim ter plenas condições de conquistar o Grand Slam. Isso não seria uma hipótese factível, Chiquinho?

    Responder
  5. Júlio Marinho

    Chiquinho, acho que o Federer ir pra Monte-Carlo é o mesmo que dizer que Nadal vai pular RG para priorizar Wimbledon.

    Responder
  6. Rogério Cerqueira

    Na minha opinião vai depender muito dos resultados que ele conseguirá nos torneios de IW e MI.Caso ele consiga defender os pontos do ano passado é bem provável que ele não dispute nenhum torneio no saibro mais uma vez e jogar as fichas no US open,que por motivo de contusão não disputou a competição de 2017 nas melhores condições físicas.

    Responder
  7. Valmir

    Coitado!
    Não é todo dia que aparece um milagroso Robin Soderling para ajudá-lo.
    É capaz de apanhar mais feio do que os 6×1 6×3 6×0 da final de 2008.

    Responder
  8. Robério

    A temporada do saibro é bastante competitiva, não vejo o Federer postulante ao título. Nem o próprio Nadal, caso não esteja 100%. Thiem se estiver mentalmente bem, tem grandes condições, o Zverev também, vai depender da cabeça.
    Espero que suíço esteja em RG, será muito grandioso para os amantes do tênis.

    Responder
  9. horacio nelson wendel

    Federer vai disputar os 4 torneios de saibro onde Nadal ganhou 4.500 pontos em 2017.
    Nadal vai perder pontos porque náo conseguira repetir o desempenho, e Federer vai ganhar pontos porque náo descarta nenhum.
    Prevejo ao final da temporada de saibro, Federer disparar no ranking a frente de Nadal com mais de 3.000 pontos de diferenca

    Responder
  10. SAT

    Se…

    Se o Federer ganhar um e for longe em outro dos M1000 americanos pré-saibro
    Se ele jogar e ganhar RG…

    Terá pontos de sobra sobre Nadal, certo?

    Caso isso aconteça, seria legal ele pular tudo, e só jogar os GS e o Finals super-descansado!

    Acho que é melhor chance de conseguir isso na carreira, visto que, além de estar voando baixo, os 3 principais rivais estão no estaleiro.

    Responder
  11. João ando

    Sonhar ele pode sonhar mas acho muito difícil ele ganhar rg….Nadal tem que cair antes .djoko tb….fora outros que podem surpreender

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>