Federer é o Pelé do tênis
Por Chiquinho Leite Moreira
janeiro 30, 2018 às 9:05 pm

A 20a. conquista de um torneio do Grand Slam, no Aberto da Austrália, reforça a ideia de que Roger Federer é o melhor de todos os tempos. Merece o título de “g.o.a.t.” greatest of all time”. Até mesmo Rod Laver acha isso. E o mundo do tênis empolgado com tudo já tenta colocar o suíço como o maior esportista da história.

Na euforia dos fatos, também fui contagiado pela ideia. Mas ao refletir uma conversa entre amigos vejo que devemos deixar as coisas em seus devidos lugares e respeitar outras modalidades e paixões. Um companheiro de clube – não estou autorizado a divulgar seu nome – ex-craque do São Paulo, do Vasco da Gama, Cruzeiro, entre outros, e que também defendeu a Seleção Brasileira, confessou o que nem precisava. Disse que é um amante do futebol, mas surpreendeu ao revelar que com Federer aprendeu também a gostar de tênis. E saiu-se com a seguinte frase: Roger Federer é o Pelé do tênis. É claro que usou a referência ao maior craque do futebol como sinônimo ás, conforme alguns dicionários da língua portuguesa.

A definição praticamente deu fim a discussão de quem deveria ser o melhor esportista da história. Derrubou as argumentações dos amantes do futebol, dos apaixonados pela NBA e fez-me lembrar dos bons tempos de Tiger Woods. Era, indiscutivelmente, o melhor. Hoje existe um número cada vez maior de grandes craques em suas modalidades, que são seguidos fervorosamente pelos seus fãs.

Satisfeito em ter Roger Federer como g.o.a.t. do tênis, os amantes do esporte da bolinha amarela podem ter também o orgulho de que tenista suíço trouxe admiradores de outras modalidades para as arquibancadas das quadra. E se Federer não é uma unanimidade como o maior esportista de todas as modalidades, respeitando os que idolatram outro esporte, vamos combinar… nada mal ter o título de Pelé do tênis.

 


Comentários
  1. Fernando Pauli

    Sim realmente Federer é o Pelé do tênis. Se Federer tivesse surgido para o tênis antes do Pelé para o futebol, também poderia-se dizer que Pelé é o Federer do futebol. Agora infelizmente Pelé fora do campo nunca será o Federer fora das quadras!
    Grande abraço.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Boa Fernando vc entendeu plenamente. Pelé, segundo vários dicionários na língua portuguesa, é sinônimo de às. Assim existem Pelés do tênis, só basquete, surf, mas do futebol só ele…

      Responder
  2. Márcio

    Não , o FEDERER reconheceu todos os filhos que ele tem, ao contrário da vergonha chamada pele.

    E tecnicamente falando, pele atrás de muitos brasileiros ainda como Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Savio (3 liga dos campeões), Zico, Garrincha, Falcão, Rivaldo, Daniel Alves, Marcelo …etc. Quem dirá comparar com Cristiano Ronaldo ou Maradona ou Zidane.
    Paremos.

    Responder
  3. TARCISIO COLARES NOGUEIRA JUNIOR

    O que faz serem tão relevantes os feitos de Federer e dos seus rivais mais próximos (Nadal e Djokovic) é que eles se enfrentam constantemente, enquanto na época de Pelé, não era tão comum ele ter a oportunidade de enfrentar Cruyff, Beckenbauer, Puskás e Di Stéfano. Mesmo dentro da Europa, estas estrelas não se enfrentaram tanto, porque não jogavam no mesmo pais e os formatos da Copa dos Campeões e da Eurocopa não favoreciam tanto assim a estes jogos.
    Basta olhar o H2H desses 3, que dá mais de 100 jogos facilmente.

    Responder
  4. Marcelo Carlos Raimundo

    sera quando igualar ou superar Connors em titulos . Pele era completo em conquistas Federer nao e ainda nao foi campeao olimpico. menos. menos…

    Responder
    1. Fernando Pauli

      É fácil para o Federer igualar esses títulos do Connors, basta ele jogar os ATPs 250 ( como fez Connors ) até os 40 anos que ele chegará facilmente aos 1300 títulos. Só que Federer jamais se rebaixará a essa condição, pois ele pensa em Majors que são os maiores desafios. Na boa, menos você.

      Responder
      1. Valmir

        kkkkkkk
        Pois um monte dos títulos do Federer é ATP250.

        Faça as contas… Federer tem 96 títulos em simples.
        Ganhou 20 GS, 27 Masters 1000 e 6 Finals.

        A diferença… 43 títulos… ma aioria em categoria… foram ganhos em ATP250 e ATP500

        Foram 24 títulos de ATP250, tais como os.. super-difíceis…
        Estoril, Istambul, Viena. Marseille, Bavarian, Sydney, Thailand, Qatar, etc.

        Entre 2013 e 2016… a imensa maioria dos títulos que ele ganhou foram de ATP500 e ATP250.
        Nesse período, ganhou somente 2 Masters 1000.
        Não ganhou nenhum Grand Slam nesse período e nenhum Finals.

        Para lembrar só dos ATP250, lá vai a listinha… (quantidade em parênteses)
        Estoril, Istambul, Viena. Marseille, Dubai, Bavarian, Sydney, Thailand (2), Qatar (2),

        Responder
    2. Fabiano

      Pelo amor de Deus, igualar Connors ? Connors nao ta nem na lista dos 10 maiores tenistas de todos os tempos, 109 titulos ? E daí olha a qualidade destes titulos…

      Responder
    3. Herald Santos

      Permita-me discordar amigo.

      Connors ganhou 109 títulos com vários ATP 250, ATP 500.

      Roger Federer tem 96 títulos, dos quais:

      – 20 em Grand Slams;
      – 27 em Master 1000;
      – 6 em ATP Finals.

      Ou seja: 53 títulos nos maiores torneios dos circuito.

      Não dá pra comparar o Connors com o Federer. A meu ver pela dificuldade dos títulos que tem é o maior da história.

      OBS: Connors não venceu Slam após os 35 anos.

      Responder
    4. Cristiano Andrade

      Campeão olímpico ele foi sim. Ele não foi campeão olímpico em simples.
      Mas foi em duplas, laureado com a prata em simples em Londres 12 e com o ouro em duplas em Pequim 08. Ouviu o hino suiço e a bandeira vermelha e branca. Medalha olímpica tem valor em qualquer prova… e Pode ter certeza que na sala de troféus dele tem um espaço importante para ambas as medalhas em meio aos 20 troféus de Grand Slams.

      Responder
    5. Frederico Neumann

      O Pelé não foi Campeão Olímpico.
      O tênis tem muito mais estatísticas que o futebol.
      E se formos considerar algumas estatísticas do futebol, o Messi já passou o Pelé. Mesmo o Pelé sendo o maior de todos os tempos.
      Cada um tem sua listinha dos melhores do tênis.
      Na minha contam Federer, Nadal, Borg e Laver, sem um sendo o maior de todos os tempos.
      O Laver é generoso. Mas o Federer não ganhou o Grand Slam 2 vezes, igual ele.
      Não ganhou múltiplos Slams em Wimbledon e Roland Garros que, a meu ver, só o Borg mesmo, não creio que alguém igualará tal marca tão cedo (ganhar 5 de cada destes, pelo menos).

      Federer como G.O.A.T. serve mais, na minha opinião, para deixar o tênis em voga. Mas os maiores, a meu ver, são estes quatro. Com o Djokovic tendo chance de ser um quinto, caso o físico deixe.

      Responder
      1. Chiquinho Leite Moreira

        Obrigado pela sua participação Frederico, mas na realidade não era essa a discussão que queria colocar aqui. Mas, enfim, temos de respeitar sua opinião. abs[

        Responder
  5. BENHAMIN ALVES GOVEIA

    Sempre foi fã do Nadal e do Djokovic. Mas, pouco tempo atrás, também fui contagiado pelo tenis jogado pelo suíço. Agora, como sou fã dessas três lendas, posso dizer sem fanatismo algum que Roger é o melhor da história desse esporte maravilhoso. Com certeza, federer está entre os maiores esportistas da história. E seria uma maravilha, assistir o “g.o.a.t.” greatest of all time” (Maior de todos os tempos) conquistar seu título de número 110 de simples nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

    Responder
  6. José Nunes

    Belo comentário, Federer é realmente o Pelé do futebol , ou seja , consequentemente o mehor de todos os tempos. Eu tinha alguma dúvida com relaçao a Rod Laver mas se o próprio declarou que Federer é o melhor de todos, quem sou eu para discordar!!

    Responder
  7. Ernesto

    Concordo com o post. Federer eh o melhor tenista de todos os tempos , mas um nível abaixo do Pelé. Vejo Federer no nível de Muhammad Ali , Jordan , Ayrton Senna , Woods , Phelps.
    Mas o que Pelé fez como atleta eh algo inimaginável. Ganhar três copas do Mundo , fazer 1.281 gols , parar guerra ao jogar , títulos mundiais pelo Santos em uma época em que o futebol brasileiro era caótico em investimento… podem não gostar da pessoa Edson Arantes do Nascimento , mas Pelé receber o título de atleta do século não eh algo em vão… o título está em excelentes mãos.
    Chiquinho está correto.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Volto a explicar. Pelé, segundo vários dicionários da língua portuguesa, é sinônimo de as, de alguém de muita habilidade um às do volante, ou seja um gde piloto. Não se trata de uma comparação ao astro maior do futebol. A expressão vinda de um ex-craque do futebol veio a calhar

      Responder
  8. Guto Cruz

    Engraçado! Depois do 20 slam um monte de blogueiros e jornalistas estão comparando Federer ou como o Melhor atleta de todos os séculos ou o comparando com os melhores jogadores da história de outros esportes.

    Mas me diga uma coisa? Quantos grand slams tem Serena Williams?

    Pq ngm a coloca como O melhor atleta de todos os séculos?

    Isso pq ela é mulher?
    Pq essa divisão?

    N me venham dizer que é pq homem bate mais forte ou que jogam 5 sets. Não importa! Ela ganhou mais do que ninguém na categoria dela!

    Quem deve ser comparado a pelé é ela e n Federer!

    Nada contra ele (que por sinal acho o segundo melhor jogador de Tênis de todos os tempos) perdendo obviamente para Serena.

    Pq se ela tem 22 slams e ele tem 20 logicamente que ela é melhor!

    Responder
    1. Fernando Pauli

      Guto
      O Federer tem o maior número de Grand Slam entre os homens. Já quem tem o maior número de GS entre as mulheres é Margaret Court 24, não importa se é na era profissional ou não. Serena tem apenas 71 títulos na carreira e 783 vitórias bem menos que Federer. Serena tem 290 semanas com nº1, Federer tem 302. Navratilova tem 332 semanas com número um e 167 títulos, Graff tem 377 semanas como número um e 22 GS. Note que no feminino quem tem mais títulos é Navratilova, quem tem mais semanas como número um é Graff e quem tem mais GS é Margaret Court, não há uma jogadora que sobressaia nos dois quesitos mais importantes: nº de GS e semanas como número. Já Federer tem esses dois recordes.

      Responder
    2. Lucio Bandeira

      Se fossemos olhar somente o numero de Slams, Margaret Court seria a melhor de todos, já que tem 24 Slam, um a mais do que Serena e quatro a mais do que Federer. Mas não dá para considerar somente o número de Slams, tem que ver a carreira como um todo. Serena tem 60 títulos de simples, muito menos que os 96 de Roger Federer. Serena tem 248 semanas na liderança do ranking, Federer tem 302 semanas. Quanto ao aspecto quantitativo do Tênis masculino sobre o feminino, acho que é mais uma questão qualitativa, mas não vou entrar no mérito desta questão.

      Responder
    3. Ernesto

      Ridículo. Serena Williams maior que Federer? Maior atleta de todos os tempos? Ela está atrás da Margareth Court que ganhou 24 Grand Slams… melhor você se inteirar de tênis antes de opinar. E outra coisa: somente poderia colocar Court como a maior tenista entre os homens, se as mulheres disputassem com homens! Um dos piores comentários que já li ! Lamentável como há tanta ignorância !

      Responder
    4. Marcos RJ

      Na minha opiniao, homens e mulheres jogam circuitos distintos e nao da para comparar. A competitividade do circuito masculino sempre foi muito maior que o feminino entao nao faz sentido comparar banana com laranja. Existem 6 mulheres com 18 ou mais trofeus de GS, enquanto so existe 1 homem com mais de 18. Melhor dizendo… so existe 1 homem com mais de 16 GS e o nome dele eh Roger Federer.

      Responder
    5. beto

      É muito simples, Guto. Você só olha para o número de Grand Slams da Serena, por isso não enxerga o óbvio: Serena voleia como o Federer? Serena dá slices como o Federer? Serena sabe dar os drop shots como os de Federer? Serena dá smash melhor que o Federer? Serena improvisa como o Federer? Mencione um golpe de Serena que seja melhor que o de Federer… Pois é, não tem nenhum, né? E você ainda vem dizer que jogar 5 sets em vez de 3 não interfere em nada… Você assistiu à final Djoko x Nadal na Austrália, aquela que levou quase 6 horas de duração? Quantos sets naquela intensidade a Serena aguentaria? Federer é considerado melhor pelo conjunto (resultados + técnica). Serena tem seu lugar assegurado no tênis feminino, no feminino, mas compará-la a Federer é um absurdo que só você ousou fazer. Nenhum ex-tenista, crítico esportivo, jornalista ou leigo se atreveria a compartilhar de sua opinião.

      Responder
  9. Rogério Nicola

    Você está valorizando demais o Pelé!!!
    O Roger é muito mais do que o Pelé…
    O próprio Jordan é muito mais que o pelé… mas também está abaixo do Federer!

    Responder
  10. Ernesto

    E outra coisa: tem gente criticando o post por dizer que Federer é o Pelé do tênis… o Juca Kfouri também disse isso, e é considerado o maior jornalista esportivo brasileiro… alguém foi lá no post do Juca Kfouri meter o pau nele?? Êta povinho ignorante… Chiquinho está tão correto quanto Juca Kfouri !

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Usei Pelé do tênis repetindo a frase de um ex- jogador de futebol que se rendeu a genialidade de Federer e no sentido de um às do esporte. Mas pouca gente entendeu ou não fiz me entender

      Responder
    2. Flavio

      É difícil , cada um pensa de um jeito, eu penso assim ( não quer dizer que estou certo ) quem é melhor, quem ganha mais , tem mais títulos ? Imagina como deve ser frustrante para um cara que ja ganhou tudo na vida, maior record de Slam, títulos, etc etc etc ir la no fundo da consciência dele e pensar “Porque Rafael Nadal resolveu jogar tênis”, e por favor, respeite meu comentário, vou usar um exemplo de outro esporte para exemplificar, José Aldo, multi campeão do UFC, considerado por muitos o nr 1 peso por peso do UFC, maior defensor de títulos, e bla bla bla, perdeu para Connor Mcgregor …. acabou a carreira do cara, ele nao se conforma até hoje, e quem acompanha um pouco de UFC sabe do que estou falando, se hoje vc perguntar para Aldo, vc trocaria suas conquistas por uma revanche com Connor ? Com certeza ele falaria que sim.
      RF ganhou tudo , mas infelizmente nasceu um cara em Manacor – ESP que deixou uma mancha na carreira dele.

      Responder
      1. beto

        Respeito sua opinião, Flávio, mas o fato de Nadal ter mais vitórias sobre Federer não torna o espanhol nem maior nem melhor que o suíço. Todos, eu disse “todos”, os grandes recordes do tênis, estão com Federer (número de Grand Slams, mais semanas como número 1, maior sequência como número 1 etc. etc.). Frustrante deve ser para certo espanhol olhar para a carreira, saber que tem mais vitórias sobre o suíço (por enquanto) e ver o mundo inteiro louvar Federer como o Melhor tenista de “todos” os tempos…

        Responder
    3. Marcelo

      Caro Ernesto,
      Eu não fui ao post do Juca Kfouri rebater este comentário, porque eu sequer leio qualquer coisa escrita pelo Juca Kfouri. Onde você viu a informação de que ele é considerado o maior jornalista esportivo brasileiro? E não é legal você chamar alguém de ignorante só por discordar do autor do post. Se o Chiquinho pensasse igual a você, ele censuraria todos os comentários contrários e ele. Mas não estamos na Coreia do Norte, estamos? (Falando nisso, uma coisa que o Juca Kfouri é defender o governo comunista brasileiro)

      Responder
  11. Ivan

    Chiquinho, meu post foi censurado. Só porque disse uma verdade e manifestei uma opinião. “Satisfeito (certo: “satisfeitos”) em ter Roger Federer como g.o.a.t. do tênis, os amantes do esporte da bolinha amarela podem ter também o orgulho de que (o) tenista suíço trouxe admiradores de outras modalidades para as arquibancadas das quadra (das quadras)”. Depois você não sabe porque não se fez entender… Pior, usaram minha informação para corrigir e deixaram pior ainda. Se a censura foi porque estava me terceira pessoa, aqui vai. Dias atrás você escreveu um post endeusando o Nadal, mesmo ele tendo perdido o jogo. Sim, ele perdeu e poderia perder com ou sem lesão. Mas ele perdeu. Agora com vigésimo (!!!) GS do Federer não exprime uma posição sequer, empresta de outra pessoa. Não tem problema, embora você seja jornalista, ter preferência pelo espanhol. Eu mesmo aprendi a admirá-lo e respeitar seu tênis. O problema é tentar desfocar um brilho e iluminar uma situação opaca.

    Responder
  12. Flavio

    Eu concordo e não concordo, acho que Federer sempre terá uma pedra no sapato que vai rondar a cabeça dele pelo resto de sua vida, uma pedra chamada Rafael Nadal, se eu quero ser o melhor em algo, tenho que bater os melhores, por mais que jornalistas e o mundo diga algo, o cara sente e sabe na cabeça dele que ele nunca foi superior ao Rafa no duelo 1 x 1. E com toda certeza do mundo, para ele, seria muito mais gratificante ter ganho um RG jogando contra o Rafa, ja Rafa, ganhou dos melhores em seus melhores piso, ganhar de RF em Wimbledon em uma final não é para qualquer um, sem contar que em outra final la ja havia endurecido e muito, enquanto nas finais ou semis que RF disputou contra Rafa em RG foi presa muito fácil.
    Sim, sou torcedor do Rafa, mas acho o RF um excelentíssimo jogador de tênis, completo, um cara capaz de jogar uma partida de 5 sets de terno sem suar, muita classe, técnica, mas faltou na carreira dele pra fechar com chave de ouro e sim ser o pelé do tênis ter batido Rafa nos duelos 1 x 1, afinal de contas, Pelé atropelava todos.
    Abraços !

    Responder
    1. Wade Duva

      Flavio,

      Sem dúvida o Nadal tem mais vitórias no head-to-head com o Federer, mas acho que o suíço encontrou a forma de ganhar do espanhol. Lembre-se que a ultima vitória do Nadal foi em 2014, e nas últimas cinco partidas foi dominado nas quadras pela magia do Mestre Roger. Se você joga tênis, sabe que alguns jogos “não encaixam”, o Federer parece ter descoberto o caminho da vitória. Basta saber se o espanhol vai conseguir mudar seu jogo para voltar a vencer o rival. Quem ganha com essa rivalidade é o tênis, somos nós. E não se esqueça que apesar de toda rivalidade, eles aparentam ser grandes companheiros que se respeitam, bastante diferente dos seus fãs nos comentários dos posts.

      Responder
    2. rullyan

      Davydenko 6×5 Nadal, assim Davydenko é melhor que Nadal? Soderling 1×0 Nadal em Rolang Garros, então te pergunto, Soderling é melhor que Nadal?

      Responder
      1. Chiquinho Leite Moreira

        Poxa vc fez-me lemebrar de um professor da universidade. Só que ele costumava tomar Rum pela manhã acho melhor a gente essa discussão para outro momento ..

        Responder
  13. daniel garcia

    Bom dia a todos,

    Acho engraçado esse briga entre torcedores do Nadal e do Federer, e por mais que não suporte ver Nadal jogando tênis aprendi a admirar sua força física e mental que com certeza é maior da historia do tênis. Dito isso alguém querer justificar que o Federer não melhor de todos os tempos pois no H2H contra o Nadal ele leva a pior já beira ao ridículo, todos nós que jogamos tênis sabemos que há estilos de jogo que não batem com o nosso e o Nadal foi forjado para bater o Federer e seu próprio tio Toni ja disse isso uma vez, porem ao analisar toda a carreira do Federer todos os seus títulos, todas as gerações de grandes tenistas que pegou, todos os títulos que tem (inclusive no saibro) e ainda mas tudo que ele é como pessoa fora da quadra… não resta duvida de que ele sim é o maior de todos os tempos no tênis e sou capaz de colocar ele como melhor esportista da historia sim… pois quantos atletas tiveram uma carreira tao longa e vencedora e ainda mais sem deixar subir a cabeça! O choro dele ao receber o titulo do AO é algo que qualquer atleta de qualquer esporte devia se espelhar.. Pois hoje vivemos numa geração de Neymares e Cristanos Ronaldos que se acham semi deuses na terra.. e o Federer deu uma lição a todos de humildade e amor verdadeiro ao ESPORTE!

    Abraço a todos!

    Responder
  14. Horacio

    A afirmação “Federer é o melhor tenista de todos os tempos” é bem mais unânime que “Pele é melhor futbolista de todos os tempos”

    Responder
  15. Maria izabel

    Melhor de todos os tempos para mim é Michel Jordan.Federer acho um Sr.tenista,Mas entendo que hoje está mais fácil vencer Grand Slans.O big four está ausente.A nova safra não se firma e quando enfrenta o Federer o respeita muito.Federer é um baita tenista.Agora como foi uma opinião de um jogador de futebol que basta pensar um pouco sabemos quem foi,tamanha besteira comparar Federer com Pelé. Pelo menos acho eu,Federer muito superior ao Pelé. E CONVENHAMOS ASSISTIR Federer,Nadal,Djoko,Wawrinca ,Murray todos em otimas condições fisicas era ótimo!!Desfrutemos pois,dessa safra memorável!!

    Responder
  16. Valmir

    Prezado Chiquinho,

    A comparação Pelé x Federer é totalmente incabível.

    Pelé nunca foi … freguês contumaz… de alguém.

    No seu auge, Federer foi super freguês do Nadal… perdendo até em Wimbledon.

    Na fase seguinte (2011 a 2016), Federer foi freguês de Djokovic
    perdendo 3 semifinais do Australian, 2 finais de Wimbledon, 1 semi e 1 final do US Open.
    Somente em Roland Garros que empatou com uma vitória para cada lado nas semis.

    Federer NUNCA ganhou o ouro olímpico (Nadal sim!)

    Federer nunca ganhou os 4 Slams seguidamente (Djokovic sim !)

    Federer com 20GS ganhou… somente 1 Roland Garros (graças a Robin Soderling)

    Em Grand Slams… Djokovic 9 x 6 Federer
    Nadal 9 x 3 Federer

    Um monte de Grand Slams que Federer ganhou fou numa ERA FRACA
    onde os adversários que pegou nas finais foram… do tipo…
    Philipoussis… Baghdatis… Gonzales… Soderling…
    até mesmo os melhorzinhos também eram fracos… Hewitt… Roddick ( só 13 semanas como número 1)

    Quando Nadal e Djokovic emergiram… a produção de Federer foi para o beleléu.

    Pelé ganhou 3 copas do mundo em 4 que disputou!!!

    Responder
    1. beto

      É, Valmir. O melhor de todos os tempos é o seu Nadal, que nunca venceu um Finals (aquele torneio entre os melhores do ano em que você tem de jogar só com os melhores, independentemente de sorteio), que tem menos grandes slams, menos títulos, menos vitórias, menos semanas como número 1, menos recordes, menos finais, menos recursos técnicos. Por que você não começa uma campanha “Nadal é o melhor de todos os tempos”? Tenho certeza de que você conseguirá uns 3 seguidores (contando o tio Toni, é claro). Todo mundo está errado: ex-tenistas, jornalistas, críticos especializados. Só você está certo. Obrigado por nos trazer “fatos” tão contundentes a favor de seu ídolo e continue nos brindando com sua imparcialidade e inteligência. De hoje em diante, ficarei aguardando ansiosamente por seus comentários…

      Responder
  17. Marcelo Carlos Raimundo

    realmente o fanatismo por esse suico que nem gosta do Brasil e irritante. reconhecer toda sua grandeza e qualidade nao coloca com um deus. como vcs fazem pior de tudo o cara nem gosta do Brasil e ainda tem um monte de gente que puxa saco dele. e antes que me perguntem. nao gosta pq? nunca jogou torneio oficial no Brasil. olimpiadas fugiu de vim. homenagem de escola de samba pra Suica vazou pra Dubai ( ganha dinheiro) e so veio aqui pra joga exibicao e leva 1.5 milhao de dolares por jg e so veio por isso e ainda Torcem por esse anti brasileiro . 2 maior da historia. kkk. agora podem fala mas tenham argumentos.

    Responder
  18. Rubio Moreira

    Tive o prazer de acompanhar estes dois monstros do esporte. Entendo, entretanto, que o feito do Federer é superior ao do Pelé. Das três copas que o Pelé participou, ele se destacou mais na de 70. Outros jogadores excepcionais favoreceram as conquistas dos títulos (Garrincha, Gerson, Rivelino, Jairzinho, Zagalo, etc.). O Federer conquistou 20 Grand Slams, dependendo, única e exclusivamente, dele próprio. O brasileiro tem a mania de puxar a sardinha para o lado do futebol, por motivos óbvios. Na minha visão, o correto seria dizer que o Pelé foi o Federer do futebol. Outros esportistas fantásticos são Michel Phelps, Jordan e Usain Bolt. Todos estes citados são de outros planetas!

    Responder
  19. Marcelo

    Chiquinho, permita-me discordar de você.
    Na minha opinião, o Federer é muito mais pro tênis (e para o esporte como um todo), do que o Pelé para o futebol. Tanto dentro como fora da quadra.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Marcelo usei Pelé como sinônimo de às … antigamente a gente falava em ás do volante para os melhore pilotos e Pelé passou a ser o às…

      Responder
      1. Marcelo

        Sim sim, Chiquinho! Eu entendi! Conheço esse termo.. é que, ao usar um (Pelé) para enaltecer o outro (Federer), achei que a comparação ficou discrepante, entende? Na minha opinião, é como dizer: o Neymar é o Senna do futebol… Eu acho o Neymar muito inferior ao Senna, tanto como atleta, como quanto pessoa!

        Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>